Seja bem vindo ao Blog da Saúde LGBT

Neste espaço o Dr. Paulo Branco ira continuamente publicar matérias além de responder duvidas
relacionadas a Medicina e Qualidade de Vida voltadas a população LGBT. Este espaço no entanto,
não substitui a consulta médica, que deverá ser feita pelo médico, no consultório, de corpo presente.





Alguns amigos e pacientes do Dr. Paulo Branco que inspiraram ele a fazer esse Blog.

Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Fisioterapia em proctologia, tambem chamada de o despertar perineal você sabe que existe?

Vontade realizada, foi muito pessoal:
Eu tinha uma vontade antiga de ter um centro no qual eu me integrasse a um fisioterapeuta para tratar os pacientes que apresentam: Dor pelvica, prostatismo, tendinite anal, contratura dos musculos anais, incontinência anal, disfunfunções sexuais masculina, dores musculares em atletas, retenção liquida porque são situações que acometem e limitam as pessoas com grande frequência e muitas vezes os pacientes não tem um lugar onde o medico esteja junto com a fisioterapeuta para completar o tratamento com solitação de exames para uma confirmação diagnostica e prescrição de medicamentos especificos que potencialise o tratamento fisioterapico. A vontade ficou maior quando um paciente me falou que estava com dor e ardência anal insuportável há alguns meses, foi atendido por medico e medicado com pomada para fissura anal e hemorroida não tendo sucesso neste tratamento. Examinei e dei o diagnostico de tendinite anal ou Sindrome dos elevadores do ânus e tratei dom medicamentos e sessões de fisioterapia com aparelhos adequados e orientações de exercicios para relaxar os músculos. O paciente está sem dor e com uma vida saudavel. As afecções perineais e perianais como contratura do músculo anal responsável pela dor anal crônica, muitos casos de intestino preso em pacientes jovens e mesmo para dificuldade em manter uma relação passiva pela dor muitas vezes insuportável é desconhecida pelos pacientes na quase totalidade dos casos atendidos na minha clinica e tambem na totalidade dos casos não são diagnosticados pelos medicos, principalmente na relação passiva que nem se toca no assunto. O diagnostico muitas vezes é simples e eu faço só pelo toque de um ponto doloroso na região anal ou perineal e se eu tiver dúvida solicito exames especificos que me dão exatemente o músculo ou grupo de músculos e tendões que estão contraídos ou inflamados, a espessura e a sua integridade e função dos musculos responsaveis pela continencia do esfincter. O papel da fisioterapeuta é fundamental para o êxito do tratamento. Equipamentos modernos são usados para obter o relaxamento dos músculos contraídos responsaveis pela dor ou para o inverso, contrair os músculos responsabilizados por uma incontiência anal no idoso ou pós-operatória. Trabalhos de reconcientização ou retreinamento de músculos como forma de tratamento de inumeras patologias representa uma grande evolução advinda da fisioterapia. Disfunções sexuais poderão ser tratadas pela moderna fisioterapia com tratamentos que proporcionam a liberação de endorfinas, substâncias do prazer e bem-estar e vasodilatadoras que melhoram o fluxo sanguineo pelvico e perineal com bons resultados. O centro funciona na lapa, rua clelia 397 e para agendamento ligue para a minha secretária Mônica: 011- 86663281 / 34312027.
Fonte: http://www.medicinaintegrada.med.br/ 

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Confira os exames, patologias e os tratamentos mais solicitados na minha clinica no meu publico LGBT:

Exames:
1- Anuscopia:
É um exame simples, rápido e que eu realizo durante a consulta rotineiramente. Tem grande importancia para o diagnostico das hemorroidas internas, tenho feito no diagnostico e controle do HPV dentro do reto antes e após a retirada com o laser. Os tumores do canal anal e na parte baixa do reto poderam ser visualizados poe este exame. Na realidade toda consulta proctologica deveria ser acompanhada de uma anuscopia.

2- Retossigmoidoscopia:
É tambem um exame endoscopio que visualiza o canal anal, reto e colon sigmoide locais de maior localização dos tumores colorretais como os pólipos que poderam ser visualizados e retirados. Poderá ser realizado na clinica.

3- Colonoscopia:
É um exame realizado rotineiramente para rastreamento dos tumores colorretais e feito quase que rotineiramente nos pacientes com história familiar de tumores colorretais e sangramento anal. No tratamento dos polipos que são retirados tranquilamente pela colonoscopia. Os polipos deveram ser retirados e enviados para exame histologico, pois poderam sofrer degeneração maligna. Nos pacientes com doença intestinal inflamatória como a retocolite ulcerativa, ela poderá confirmar o diagnostico avaliar o resultado do tratamento.

4- Manometria Anorretal:
Este exame nos dá:
A pressão dos musculos esfincterianos
A sensibilidade das fezes no reto
Capacidade de enchimento do reto
Indicações:
Incontinência anal
Obstipação intestinal
Espasmo do musculo retal/tendinite

5- Enema Opaco:
É um exame radiologico do intestino grosso que poderá nos dá:
Intestino dilatado ou aumentado de comprimento
Obstrucão intestinal
Diverticulos
Prolapso

6- Ultra-sonografia:
Integridade dos musculos formadores do esfincter anal nos pacientes com incontinência anal
Fístulas ou infecções perianais
Estadiamento dos tumores anal e retal
Endometriose retal

7- Ressonância magnetica pelvica;
Solicito quando quero estudar a integridade dos músculos formadores do esfinter anal, para estadiamento dos tumores anais e retais e para a localização com precisão das fístulas anais.


Doenças mais frequentes:
1- Hemorroidas
2- HPV
3- Fissura anal
4- Fístula anal
5- Excesso de pele na glande e fimose
6- Cisto pilonidal
7- Incontinência anal
8- Hernias da virilha
9- Hidrocele
10- Cancer colorretal
11- Tumores de pele
12- Calculos da vesicula biliar


Cirurgia mais realizadas, exerese de:
1- HPV: Retirados dentro e fora do reto.
2- Fissura anal: Retirada a fissura e diminuição da pressão do músculo esfíncter interno com laser
3- Hemorroidas: Para as internas a ligadura alastica e as maiores retiradas com o laser
4- Fístula anal: Retirada com o laser
5- Fimose: Feita sob anestesia local e com o laser
6- Cisto Pilonidal: Retirado com o laser e a ferida cirurgica é sempre fechada
7- Incontinência anal: Primeira abordagem de tratamento feita com a fisioterapia e se não melhorar laser
8- Hernia da virilha: Tratada com tela
9- Vesicula calculos: A cirurgia feita pela via videolaparoscopica