Seja bem vindo ao Blog da Saúde LGBT

Neste espaço o Dr. Paulo Branco ira continuamente publicar matérias além de responder duvidas
relacionadas a Medicina e Qualidade de Vida voltadas a população LGBT. Este espaço no entanto,
não substitui a consulta médica, que deverá ser feita pelo médico, no consultório, de corpo presente.





Alguns amigos e pacientes do Dr. Paulo Branco que inspiraram ele a fazer esse Blog.

Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

sábado, 28 de abril de 2012

Bioplastia Facial: Procedimento estético que se bem indicado tem bons resultados.


Bioplastia
- Definição:
A bioplastia tem como definição ser a plástica sem cortes nem cirurgia, que e realizada com o implante de biomateriais em planos anatômicos profundos, por técnica minimamente invasiva. Em linguagem simples e o implante de substancias compatíveis com o organismo com a finalidade de aumentar o volume de algumas áreas do rosto. Essas substancias não causam alergias e nem rejeição. São implantadas profundamente através de cânulas atraumaticas, isto e, de ponta arredondada que preserva a integridade de vasos e nervos.

- Harmonia Facial: Entenda e importante

A face e formada de três camadas:
Pele: E a camada mais dinâmica, isto e sujeita a mudanças ate mesmo de um dia para o outro ao longo dos anos, sendo a área sobre a qual o medico tem mais influencia, podendo disfarçar as marcas do envelhecimento, como rugas, restaurar o brilho e a cor, e amenizar sinais de cansaço e de perda de elasticidade.
Fatores que influenciao no envelhecimento da pele: Sol, frio, poluição, estresse e o tabagismo.
Tecidos moles: As partes moles alteram-se lentamente com o passar do tempo. Ocorre uma flacidez dos músculos e ha um crescimento das partes moles do nariz, queixo e das orelhas.
Parte óssea ou esqueleto: Esta parte sofre poucas alterações com o tempo. E a parte óssea que determina o formato da cabeça e do rosto no adulto.
O tamanho, formato e o posicionamento do nariz, boca e queixo são determinados tanto pelos músculos e cartilagens quanto pelos ossos.

Rosto:
 Formas: Triangular, quadrado e losango.
Boca:
Fina: E aquela que tem lábios finos, portanto a altura da boca corresponde a menos que dois quintos de sua largura. Ambos os lábios poderão ser finos ou somente o lábio superior. Muitos homens têm bocas finas, sendo normal que os lábios se afinem com a idade tanto nos homens como nas mulheres. A boca fina pode dar um ar de severidade à pessoa.
Cupido: E geralmente pequena e tem lábios grossos. O lábio superior forma um bico muito pronunciado no alto e no centro.
Larga: Pode ter lábios normais, finos ou largos. O que muda e que os cantos da boca ficam num eixo próximo as pupilas do olho.
Pequena:
E menos larga que o padrão. Os lábios podem ser normais, finos ou largos, mas os cantos da boca estarão num eixo vertical entre a Iris e o canto interno da boca.

Queixo:
Pronunciado: Esta presente geralmente em pessoas com o rosto quadrado e esta associado à forca, persistência e a teimosia.
Retraído: Geralmente presente em rostos ovais, redondos, triangulares ou na forma de losango.
Pontudo: E um queixo bem definido, e visto de perfil forma uma ponta, mas não necessariamente pronunciada.
Redondo

Nariz:
Osso saltado: Visto de perfil, o nariz e reto, mas tem uma elevação no meio. Visto de frente, o osso às vezes também aparece nas laterais do nariz.
Caído: E aquele que apresenta a ponta caída. Visto de frente você percebera que a ponta esta abaixo do dorco.
Chato: A ponta esta mais próxima da face, o ângulo e maior que 60 graus e a largura comparada ao comprimento e menor.
Grande: O comprimento e maior do que a largura. Visto de frente ocupa uma área maior que um terço do rosto.

Entenda na pratica a harmonia entre as partes acima:
A harmonia devera ser considerada olhando o paciente de perfil, frente e de lado:
- No perfil:
 Se você olhar o paciente de perfil a harmonia devera ser feita entre a ponta do nariz, cupido ou V da boca e a projeção do queixo. Muitas vezes o paciente tem uma harmonia entre a ponta (elevada), cupido porem o queixo e muito pequeno. As características étnicas têm grande importância e deveram ser sempre consideradas para a obtenção dos bons resultados na bioplastia facial, como no nariz da raça negra por exemplo. Eu quase sempre mantenho as características raciais do nariz, pois alterá-la significa alterar a estrura do rosto que poderá ficar desarmônico com o restante da face do paciente.
- De frente:
Chama atenção a parte central do lábio superior ou cupido e não e atoa que você coloca aquele batom muitas vezes sedutor.  Os lábios têm uma harmonia com o queixo e o medico devera sempre ao fazer o preenchimento respeitar os limites laterais que deveram ser o mesmo entre as duas partes que se não acontecer poderá ser visível na visão frontal. A visão clara dos ângulos das mandíbulas de frente poderá ser uma característica criada pela bioplastia quando se olha de frente para um paciente que aprecia um rosto quadrado.
- De lado:
As mulheres, de uma maneira geral, são apreciadoras do efeito blush que e caracterizada pela maca do rosto de contornos precisos, retificação da mandíbula e uma depressão entre as duas.
- Lipodistrofia no HIV:
Durante o tratamento do HIV as substancias consomem a gordura facial, criando uma depressão abaixo das maçãs. Eu tenho preenchido, refazendo o rosto destes pacientes e recolocando os mesmos ao mundo social e com uma felicidade imensa dos pacientes e a minha também.

- Características do produto usado PMMA (polimetilmetacrilato):
Biocompativel
Não há migração do produto
Não apresenta reação alérgica
Não necessita ser testado antes
Modelado durante a aplicação
Permanece estável
Baixos índices de complicações
A quantidade do produto implantado depende do grau de correção desejado
Tratamento e ambulatorial
O produto e regulamentado

- Indicações:
Nariz: Retificação do dorco e elevação da ponta.
Sulco nasogeniano ou Bigode chinês: preenchimento para melhorar a definição das asas do nariz.
Queixo: Formação ou preenchimento do mento para que o mesmo tenha uma harmonia com os lábios e mandíbula.
Lábios: Aumento e contornos
Mandíbula e malares: Acentuação dos ângulos e contornos
Cicatrizes deprimidas
Lipodistrofia facial no HIV



Contra-indicações:
Casos de doenças auto-imunes evolutiva
Infecção cutânea
Herpes ativo
Paciente em tratamento com imunossupressores

Associação: Bioplastia x Botox.
Primeiro o medico devera fazer o Botox e posteriormente a Bioplastia, isto e corrigir primeiro as rugas de expressão com o Botox e as que ficarem, são as fixas, que deveram ser preenchidas pela Bioplastia.

Técnica de aplicação do produto:
Tenho realizado o procedimento com cânulas apropriadas e produto autorizado pela ANVISA. E realizada uma limpeza e anti-sepsia da pele facial e a seguir o produto e injetado nos locais programados com fins estéticos. O paciente terá uma participação ativa durante o procedimento e será liberado no final. Nos locais aplicados costuma ter edema e o paciente será orientado a usar gelo e pomadas antiinflamatórias. O paciente retornara com sete dias.
Resultados:
Seu melhor resultado final e observado 30 dias após a aplicação que será o tempo necessário para a síntese de colágeno e para que células conhecidas como fibroblastos sejam estimulados a produzir elastina. A produção do colágeno local determinara uma expansão tecidual ou um lifting volumétrico  e a pele melhora com o passar do tempo.

Complicações:
Mais freqüentes: Hematoma e assimetria
Os hematomas são tratados com medicamentos administrados pela via oral e local e a assimetria com reinjecao do produto com bom resultado.

Comentário: Dr. Paulo Branco.
A Bioplastia e um procedimento estético de resultado imediato e como em nenhum outro procedimento estético exige uma participação ativa do paciente durante toda a sua execução, por isso Jamais devera ser feita com o paciente sedado ou sob qualquer outra forma de anestesia. O medico devera contar com a opinião do paciente em cada etapa da realização do procedimento.
Avaliação com Monica: 011 - 86663281












Nenhum comentário:

Postar um comentário