Seja bem vindo ao Blog da Saúde LGBT

Neste espaço o Dr. Paulo Branco ira continuamente publicar matérias além de responder duvidas
relacionadas a Medicina e Qualidade de Vida voltadas a população LGBT. Este espaço no entanto,
não substitui a consulta médica, que deverá ser feita pelo médico, no consultório, de corpo presente.





Alguns amigos e pacientes do Dr. Paulo Branco que inspiraram ele a fazer esse Blog.

Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

domingo, 22 de abril de 2012

Proctologia: Prisão de ventre orientacao


Prisão de ventre       

Conceito:
E caracterizada por ir menos de três vezes ao banheiro por semana, mas poderá esta relacionada também com a consistência, volume das fezes e a forca que se faz para evacuar quando sentar no vaso sanitário. É considerada crônica quando se estende por mais de 30 dias.

Epidemiologia:
Afeta 30% da população brasileira. De cada cinco pessoas com intestino preso, quatro são mulheres.

Reflexo da evacuação:
A ingestão de alimentos representa um estimulo para que ocorram as evacuações, é o chamado reflexo gastro-colico traduzido pela linguagem popular que o intestino funciona como um relógio. Desta maneira para cada refeição aconteceria uma evacuação o que geralmente nao ocorre. As pessoas acabam determinando o seu numero de evacuações por dia que poderá variar de pelo menos 3 x por semana até uma ou duas evacuações diária.

Causas:
Dieta pobre em fibras
Estresse
Sedentarismo
Hipotireoidismo: Diminuição dos hormônios da glândula tireoide
Má alimentação: Ingestão  de gordura saturada, industrializados e refinados e baixa ingestão de fibras ( Saladas ).
Liquido: Baixa ingestão de água fazendo com que o bolo fecal fique ressecado, endurecido e traumatize o anus determinando o aparecimento da fissura e hemorroida.

Evacuação ideal ou fisiológica: As fezes deveram ser macias ou de consistência pastosa, úmidas, confortáveis e de forma arredondada e a evacuação deverá ser acontecer sem esforço, sentindo-se satisfeito após a evacuação.


Comentários: Dr Paulo Branco
Mau humor: O mal humor ocorre porque a prisão de ventre inibe a produção da serotonina, razão pela qual será importante a eliminação das fezes o mais rápido possível.
Estética corporal: O acumulo de fezes determina o aumento das toxinas que causam a celulite, acne e pele oleosa.
Toxicidade: O intestino preso é um sintoma sério porque são retidas substancias toxicas, como metais pesados que funcionam como toxinas que são lesivas para os tecidos.
Câncer do Intestino grosso: Estudos epidemiológicos sustentam que o câncer do intestino grosso tem uma incidência menor em países que tem o habito do consumo de fibras na alimentação.

Tratamento:
Dieta: Fazer uma reeducação Alimentar rica em fibras. A OMS (Organização Mundial da Saúde) orienta a ingestão de 30 gramas de fibras por dia: Alface, brócolis, rúcula, cereais integrais, grãos integrais, farelos de cereais( trigo, milho e aveia), pão integral e frutas ingeridas com casca.
Água: Ingestão de 1,5 a 2litros por dia.
Exercício Físico: Principalmente o aeróbico como caminhar regularmente que estimula o esvaziamento intestinal.
Laxantes: Deveram ser prescritos quando as orientações acima nao surtirem efeito.
Síndrome do Intestino irritável: Esta síndrome poderá está associada a diminuição da Serotonina que controla o esvaziamento intestinal. O paciente terá o esvaziamento intestinal regularizado com a elevação da serotonina sem precisar tomar laxante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário