Seja bem vindo ao Blog da Saúde LGBT

Neste espaço o Dr. Paulo Branco ira continuamente publicar matérias além de responder duvidas
relacionadas a Medicina e Qualidade de Vida voltadas a população LGBT. Este espaço no entanto,
não substitui a consulta médica, que deverá ser feita pelo médico, no consultório, de corpo presente.





Alguns amigos e pacientes do Dr. Paulo Branco que inspiraram ele a fazer esse Blog.

Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

DST no verão: Previna-se


DST  no verão, previna-se?
Dr. Paulo Branco
msn/Face/mail:paulobranco@terra.com.br
Site: www.medicinaintegrada.med.br

Como eu atendo o publico GLBT há alguns anos, constatei na minha rotina clinica diária que a maioria das pessoas relacionam de forma direta o sexo ativo ou passivo, realizado principalmente pelo publico gay, com as DST. De uma vez por todas entendam que a  incidência das doenças sexualmente transmissíveis não aumenta com as  preferencias sexuais mas sim, com o numero de relações, o não uso de preservativos e a promiscuidade. Cuidado se você se enquadra em uma dessas três caracteriscas poderá aumentar as estatísticas dessas doenças neste verão. Ao longo desses anos observei um aumento substancial durante o verão e carnaval nas consultas e nas duvidas sobre as DST enviadas para o meu e-mail e redes sociais principalmente entre os jovens e pacientes com idade superior a 60 anos. Esta constatação clinica foi comprovada pelo ministério da saúde que  referiu aumento, principalmente do HIV entre jovens gays com idade entre 15 e 24 anos. Fique atento pois as DST tem uma incidência maior em homens que praticam sexo com outros homens de forma desprotegida.


Sexo casual: seja responsável com o tesao de ultima hora
Uma pesquisa feita pelo ministério da saúde revelou que 80% dos homens que fazem sexo com outros homens tiveram  parceiro casual pelo menos uma vez no ano anterior a pesquisa quando comparado a população em geral que foi de 35%, portanto menos da metade. Acredito que a promiscuidade associada a falta de informações, principalmente fora da época dos grandes eventos, representem  as principais causas do aumento assustador das DST no Brasil e no mundo.




Álcool e Ecstasy: Perigo nas baladas!
Muitos de meus pacientes referiam ter realizado o sexo após uma balada e muitos nem lembravam direito com quem por estarem sob o efeito do álcool e alucinógenos. O álcool é uma droga, a mais consumida neste pais e a medida que vai aumentando no seu sangue poderá torna-lo mais disposto e feliz e a primeira coisa que faz ao chegar no seu cérebro é eliminar a sua inibição e você poderá topar uma relação sexual casual que se estivesse normal possivelmente recusaria. O Ecstasy é muito consumido pelas comunidades gays. Para muitos homens ele representa o combustível que os mantêm dançando a noite toda, já que eles ficam mais alegres e desinibidos e com a coragem de se aproximar de desconhecidos que, de outra forma, jamais conheceriam.  Evite os excessos, para ter um comportamento seguro e saudável juntamente com o seu parceiro e agindo assim terá uma noite prazerosa.

Doenças mais frequentes no verão:
Das doenças por mim diagnosticadas no verão passado a gonorreia que é a doença mais comum no mundo, foi a mais frequente seguida do herpes, hpv e a candidíase ( fungo)que é  muito frequente nos homens principalmente no pênis ( cabeça), perianal e virilha.



Do ponto de vista pratico entenda a forma de transmissão das DST e proteja-se:
- Sangue, secreções e fluidos corporais.
HIV, hepatites B, C e gonorreia.
- Pele:
HPV, herpes e a candidíase

Prevenção:
Evitar a promiscuidade e o uso de preservativos representam a principal forma de prevenir a transmissão das doenças sexualmente transmissíveis. E importante que o tamanho da camisinha seja o ideal para o diâmetro do seu pênis associando sempre a uma boa lubrificação peniana e anal. Os e-mail que eu recebi relacionados a acidentes com preservativos, referiam a perfuração e a saída total do preservativo em alguns casos ficou dentro do parceiro. A candidíase, aquela coceira com a pele avermelhada na virilha e perianal poderá ser evitada mantendo a pele seca destas regiões, com uma boa ventilação e deixando aquele habito de ficar com a sunga muitas vezes molhada durante longos períodos de tempo.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário